Carmelitas Doces Finos

Se a Carmelitas pudesse ser personificada, ela seria a minha avó. Ela está sentada na cadeira enquanto eu a avisto de um canto da porta. Neste momento, ela existe mais que todas as pessoas do mundo. Canta em silêncio, sem pressa, mistura todas as coisas que põe a mesa e faz o bolo que mais combina com a nossa tarde. Minha avó é a pura simplicidade. É o jeito mais bonito de ver as coisas. É o silêncio que respeita a hora certa, é a fala bem colocada, é o carinho e cuidado de cada toque. Foi ela a inspiração para criar algo que deveria ser a mais simples e bonita das coisas. Para minha avó bonito é a madeira antiga, mais antiga que ela; o botão que um dia costurou; as orações que ficaram; as memórias que não se perderam... E para mim sempre foi bonito ver minha avó enxergar tanta beleza na vida.

A escolha do nome Carmelitas se deu porque, como elas, minha avó enxerga todo o encanto que existe no mundo das coisas pequenas/grandiosas. Acorda cedinho pra avistar o dia nascer e enfeitar-se com os bichos, pessoas, sons e ruídos. Ela sabe como contemplar cada uma dessas coisas. E se é na contemplação de uma vida simples que saiba conhecer o verdadeiro coração humano que vivem as carmelitas, acho que aos meus olhos minha avó sempre foi uma carmelita.' Raissa Barros.

Era essencial que houvesse sensibilidade em cada uma das coisas criadas para a Carmelitas. Desde a forma a textura. Os materiais deveriam ser aqueles cuja simplicidade é o verdadeiro encanto. Como, por exemplo: o sisal, o papel escuro cor de madeira, a corda, o algodão cru, o desenho falho... Aliado a essa estética haveria a delicadeza do branco, algo que lembrasse o véu das Carmelitas e a pureza da vida que seguem.

A marca Carmelitas Doces Finos deveria remeter a uma atmosfera que contém as mais simples das coisas, aquilo que aos poucos enche um lugar. Como cheiro de café vindo da cozinha ou o barulho de crianças que correm pra dentro e fora de casa.

O amarelo específico dos doces de ovo e o branco do açúcar trouxeram toda essa atmosfera a marca. A escolha da freira carmelita personifica tudo que a Carmelitas acredita.

Para Carmelitas criamos marca, identidade, Dna da marca, papelaria, embalagens, sacolas e adesivos.

'

nossos projetos recentes